Entenda o que é vitrificação automotiva e quais são os benefícios do processo

Autor: 14 de dezembro de 2016 Dicas de Conservação

O processo de vitrificação automotiva é a aplicação de produtos vitrificadores de última geração desenvolvidos especificamente para superfícies pintadas de veículos e também pode ser realizado em aviões e barcos. A composição contém elementos de alto custo e tecnologia de ponta, pois os produtos são capazes de tornarem as áreas resistentes e repelentes a sujeiras e líquidos. Ou seja, a sujeira que tiver contato com áreas pintadas, mas protegidas pelos vitrificadores, poderá ser removida facilmente apenas com um jato d’água.

Onde os produtos de vitrificação automotiva são aplicados?

Os produtos de vitrificação são aplicados na superfície do veículo onde há pintura com a utilização de panos apropriados, sempre após o processo de polimento feito por profissionais e com equipamentos adequados.

Os vitrificadores de qualidade usam o princípio da ancoragem para se fixarem na superfície onde está sendo aplicado e tornar a pintura lisa e agradável ao toque. Isso quer dizer que o produto preenche os poros do verniz ou pintura que ainda ficam abertos após o polimento, resultando em um preenchimento total da superfície, que fica ainda mais plana e com alta profundidade de cor.

Qual a duração do processo de vitrificação automotiva?

A secagem do produto sobre a pintura dura 24 horas, mas, em condições normais, ou seja, temperatura ambiente e tempo bom, a cura total demora de sete a 12 dias e o processo só pode ser acelerado se o veículo for colocado em uma estufa com infravermelho, reduzindo o tempo para algumas horas. Mas, de qualquer modo, o veículo pode ser utilizado logo após os produtos serem aplicados.

A vitrificação automotiva é, por muitos, considerada demorada porque o veículo precisa passar por outras etapas antes da aplicação dos produtos vitrificadores: lavagem, higienização e polimento. E, após a conclusão do processo, o carro não deve ser lavado com produtos detergentes antes do período de cura, apenas com água sobre e pressão. Detalhe: muito cuidado na secagem!

Posso passar o vitrificador sobre os vidros, rodas e peças plásticas?

Vitrificadores podem ser aplicados nos vidros e trazem bons resultados como a dispensa do limpador de para-brisas se o carro estiver acima de 50 Km/h. Porém não é recomendável, pois existem outros produtos que trazem o mesmo benefício e são muito mais baratos. É importante destacar que vitrificadores são substâncias de alto custo.

Já sobre as rodas, os vitrificadores são recomendáveis, pois podem repelir sujeiras e substâncias como piche e fuligem de freios, conservando mais a roda. E sobre pelas plásticas, a aplicação pode ser possível, mas deve ser executada após uma prova de toque.

Quanto tempo o processo de vitrificação automotiva dura?

Considerando que seja feita a manutenção correta, a duração do processo de vitrificação de carros depende do tipo de vitrificador. Os produtos de dureza 3 Mohs duram, em média, um ano. Já os de 7 Mohs duram três anos e são mais eficientes.

Ficou interessado na vitrificação? Faça contato com a gente!

Comente!

Sobre: Cristiano França