Por que lavar o carro em um lava a jato e não por conta própria?

Autor: 20 de setembro de 2017 Dicas de Conservação

Sempre dizemos aqui no blog que carro limpo e cheiroso tem vários significados: valorização do patrimônio, bem-estar, cuidado com a aparência etc. Manter um veículo limpo, portanto, é importante por vários motivos, mas nem todo mundo opta por um serviço de lava a jato. Muitos donos lavam os próprios carros por várias razões, seja para economizar ou simplesmente pelo prazer de cuidar do próprio “carango”.

E por que lavar o carro em um lava a jato? Se for pela economia, vamos aprender neste artigo que os produtos de qualidade nem sempre são baratos e fáceis de achar. E se você lava o próprio veículo por prazer, é porque gosta muito do seu carro, o que, na verdade, é um motivo para você deixar a limpeza dele por conta de profissionais.

Veja as razões para você lavar o carro sempre em um lava a jato:

O conhecimento dos profissionais de um lava a jato faz toda a diferença

Ao lavar um carro, você está cuidando diretamente de um patrimônio. E fazer uma limpeza sem que haja riscos de danos como arranhões na pintura, manchas ou até mesmo danos ao motor, é um trabalho para profissionais. O conhecimento técnico faz com que o processo seja criterioso, desde a escolha da esponja aos produtos para espuma.

No lava a jato, há produtos que você provavelmente não tem em casa e, às vezes, nem tem conhecimento que eles existem

O serviço de limpeza automotiva profissional exige produtos especiais. É verdade que encontramos produtos de higienização automotiva em supermercados, mas nem todos têm qualidade e possuem bom preço quando comprados em varejo. Já quando os produtos são comprados e usados por profissionais, a história é bem diferente. Veja a lista abaixo:

Cera automotiva

A cera é usada para dar brilho, proteger a pintura do veículo e evitar mancha e oxidação. É possível comprar ceras no supermercado, mas, além da forma correta da aplicação, é preciso ter cuidado sobre qual tipo é o melhor para o seu carro, pois elas variam na consistência e composição.

Hidratante de banco e superfícies de couro

O processo de hidratação de bancos e superfícies de couro é fundamental para manter o interior do veículo conservado e com aparência de novo. Entretanto, o efeito desejado só é alcançado se o produto for de qualidade e se aplicado da maneira correta. Por isso, é muito mais seguro que um profissional faça isso.

Limpa Vidros

Quando falamos de limpeza de vidros, estamos tratando de segurança. Um para-brisas sujo é extremamente perigoso, pois uma chuva surpresa ou uma sujeira inesperada que espirra no carro pode comprometer a visão do motorista. Para limpar os vidros de um carro, um produto deve limpar e, principalmente, proteger a superfície de outras sujeiras ou resíduos. Apenas os de qualidade fazem isso com eficácia.

Silicone para limpeza de painel

O silicone é ótimo para limpar e deixar brilho no painel do carro, que geralmente sofre com poeira e luz solar. É um produto que até pode ser aplicado pelo dono do veículo desde que alguns cuidados sejam tomados. É preciso passar um pano úmido antes da aplicação, pois silicone é um óleo e, se aplicado incorretamente, vai fazer a sujeira grudar ainda mais. Porém, a facilidade de aplicação não necessariamente substitui a mão de obra qualificada, pois, uma vez aplicado, o silicone precisa de manutenção para não causar efeito contrário. Ou seja, se você manda o carro para o lava a jato periodicamente, o silicone será aplicado por profissionais e você não terá com o que se preocupar.

Esponjas, panos e espumas

Os profissionais de lava a jato sabem exatamente qual a melhor esponja, pano e espuma para determinada parte do carro. Por exemplo: o que é usado para limpar o painel pode ser diferente do que é usado no pneu, que também é diferente no que é usado na pintura e assim por diante. E vale lembrar que um serviço de lava a jato é finalizado com o carro seco, ou seja, existe o processo de secagem para evitar manchas. Tudo isso precisa dos acessórios e ferramentas próprias, além do manuseio correto.

Quem quer cuidar ou economizar deve optar pelo lava a jato tranquilamente

Já deu para ver que lavar o carro da maneira ideal é um processo que envolve, basicamente, mão de obra qualificada, produtos específicos e conhecimento técnico. Sabemos que os próprios donos, por alguma conveniência, escolhem lavar o próprio veículo, mas o serviço especializado diminui riscos e sempre termina em um resultado mais caprichado. Muitas vezes, o custo e trabalho para o usuário procurar e comprar os produtos corretos acaba sendo muito oneroso e nem sempre eles serão usados da maneira correta. Com o lava a jato profissional, a limpeza do veículo fica garantida.

Comente!

Sobre: Cristiano França